Fujisawa Sustainable Smart Town – Panasonic 2.0

por | dez 17, 2014 | Sem categoria, textos

Fujisawa Sustainable Smart Town – Panasonic 2.0

Panasonic 2.0

Reinvenção de um império
Como uma empresa pode reinventar-se, superar crises e estagnação no mercado, e ao mesmo tempo alinhar-se a uma nova realidade, tornando-se mais relevante para a sociedade?
Geralmente, tais perguntas – ao menos para meros consumidores – não são respondidas em relatórios, papers, keynotes, mas sim em produtos, serviços e posturas. A gigante japonesa Panasonic busca a resposta com uma postura agressiva, investindo em inovação e levando a sério as palavras de seu slogan, “A Better Life, A Better World.”

Engajamento Top-Bottom
Na realidade, tais preocupações estão no cerne da empresa, muito tempo antes dessas preocupações contemporâneas tenham vindo à tona. Konosuke Matsushita, fundador da empresa, já em 1978, na publicação “My Management Philosophy”, norteava:
“There is much discussion today regarding ‘social responsibility,’ but while the meaning of that concept can be wide-ranging depending on social conditions at a particular time, the fundamental social responsibility of a corporation, in any era, should be to improve society through its business activities. It is extremely important to manage all business activities based on this sense of mission.”

Walk the Talk
De acordo com o Relatório de Sustentabilidade de 2014 da empresa, elaborado de acordo com as diretrizes do GRI (Global Reporting Initiative, alcançando nível máximo de certificação), fica clara a reorientação dos negócios da empresa na busca de um futuro sustentável. Nas palavras de seus atual presidente, Kazuhiko Tsuga: “we at Panasonic have been carrying out our activities following our basic management philosophy: to make a contribution through our business operations to improving the lives of people around the world, as well as to the further progress of society. And, over the years, we have always been conscious of the changes of the times. Our aim is to contribute to the development of a sustainable future and to be in harmony with the global environment and society.”

Foco no lucro
Fica claro que a Panasonic tem observado os sinais dos tempos e por meio de seus investimentos atuais, querem posicionar-se como líder mundial de inovações verdes na indústria de eletrônicos em 2018. Não é de admirar: depois de alguns anos difíceis, este gigante do setor de entretenimento foi forçado a definir um novo rumo, que envolveu recentemente desistir da TV de plasma, de smartphones e de divisões de produtos para saúde deficitárias. Em vez disso, focam investimento agora em negócios em franca expansão, tais como a indústria automotiva, tecnologias de armazenamento de energia e venda de máquinas e componentes para outras empresas. Este é, portanto, um momento oportuno para apresentação de novas áreas de competência da empresa em um cenário real. Nada melhor do que criar, a partir do nada, uma cidade sustentável e inteligente para isso.