Para viabilizar Fujisawa, a Panasonic apostou em várias parcerias, principalmente com o setor privado, além de compartilhar a responsabilidade da criação de um novo estilo de vida, uma nova cultura, com os seus futuros moradores.
O consórcio financiando o projeto Fujisawa inclui empresas de prestação de serviços, consultoria, bancos, incorporadora imobiliária, uma empresa de arquitetura e uma empresa de construção, entre outros. Todos vêem nisso uma oportunidade de testar produtos e soluções que poderão então ser aplicados em todo mundo.
A Panasonic e a PanaHome, uma subsidiária com foco em construção residencial, são as responsáveis pelas casas, bem como equipá-las com redes de dispositivos eletrônicos. Os parceiros incluem, entre outros, o Sumitomo Mitsui Trust Bank, que está desenvolvendo hipotecas “eco” e financiamento para permitir que os residentes adquiram sistemas de painéis solares em seus telhados através de do estilo americano de contrato “solar-as-a-service”. Da mesma forma, a empresa Orix vai ajudar a desenvolver redes de compartilhamento de carros, scooter e bicicletas. Cada parceiro dentro de sua especialidade, visando o mesmo objetivo, e tendo um laboratório perfeito pra criação e teste de serviços e produtos smart.
Porém, um elemento-chave é a união deste objetivos com moradores que não só comprem casas, mas um ideal. Este ponto será abordado no próximo post.