- Toda a mobilização que transformou a cidade começou com os cidadãos. Acadêmicos, empresários e lideranças comunitárias uniram-se em torno de um projeto de cidade. Definiram objetivos claros e articularam quais eram os passos necessários. Acima de tudo, eram cidadãos que sabiam o que queriam.
- Medellin tem um órgão de planejamento urbano como autarquia municipal. Isso significa que os projetos tem continuidade, mesmo enquanto prefeitos se alternam no poder. Curitiba, no Paraná, também tem uma estrutura desta forma. Não à toa, ambas cidades são modelos em qualidade de vida.
- O foco é transformar Medellín em uma cidade mais Viva, Segura, Sustentável e Saudável, baseando-se em trabalhos como os do arquiteto Jan Gehl, referência em urbanismo e qualidade de vida. Uma cidade para pessoas.
- Foram realizados investimentos pesados em urbanização em favelas. Casas que estavam sob risco de cair foram demolidas. A antiga rua íngreme e esburacada por onde ônibus precários trafegavam aos solavancos tornou-se uma rua pavimentada, com calçadas ampliadas que estimularam a abertura de lojas.
- Os projetos urbanísticos recuperaram áreas desocupadas e inseguras e isso atraiu mais pessoas para as ruas. Praças foram criadas ou reformadas. Há a promoção constante de shows de música, entre várias outras ações culturais como festivais de teatro e de dança. Surgiu uma nova vida noturna, antes limitada porque as famílias tinham medo de sair de casa.
- Escolas e bibliotecas públicas de alto nível brotam no meio das mais miseráveis favelas, assim como parques e bibliotecas são construídos em terrenos adjacentes a estrutura de transporte público.
- Foi realizada a proibição de muros cegos e artefatos de segurança ofensivos como cacos de vidro e arame farpado nas divisas das casas.
- Medellín tem uma Lei específica, de 1994, onde todo projeto público deve ser objeto de um concurso de arquitetura, garantindo assim a qualidade das propostas.
- Escolas, Metrô, ônibus e demais meios de transporte estão sempre junto aos edifícios públicos.
- Foram implantadas dezenas de “alamedas”, um tipo especial de zona de pedestres e circulação de bicicletas junto a corredores de arborização abundante.