Este artigo é uma continuação. A sua atitude, como já escrevi, é peça-chave para encararmos os problemas como trampolins para uma vida mais plena e satisfatória, em constante aprendizado. Uma atitude positiva nos dá a possibilidade de usar grandes decepções para sairmos mais fortes, capazes e prontos para começar de novo.
Mas como a gratidão pode influenciar nesse processo? E quanto a autoconfiança contribui para alcançar o sucesso (independente da definição que tenha para o termo)?
Ser grato determina nossa atitude
Parece impossível ser grato quando estamos no fundo do poço. Mas não duvide do quanto ela pode ser útil exatamente neste momento. Ser grato pelas realizações que alcançou e lembrar de todos os apoios que já teve em sua vida, irá ajudá-lo a ver as coisas com mais clareza, e reconstruir sua autoconfiança. Quer ver como funciona?
Pense em uma conquista que já teve. Pode ser qualquer uma. Agora reflita:
- Como foi que eu consegui realizar esse feito?
- Qual foi o gosto, a cor, o cheiro da vitória?
- Qual o comprometimento e esforço que tive de fazer?
- Que apoios recebi na jornada?
- Por que essas pessoas resolveram me ajudar?
Bacana né? Sim, você foi o cara. E continua sendo a mesma pessoa que conquistou aquilo tudo. Além disso, essa reflexão dará a você uma compreensão melhor de quais são realmente suas limitações e o que você precisa fazer para superá-las. É só partir pra cima.
Ser grato limita os danos das influências negativas e fortalece o impacto dos pontos positivos.
Ser grato, principalmente nos momentos mais difíceis, faz com que sua atitude fique mais positiva. Isso permite que você se recupere com muito mais rapidez. Muitos estudos feitos sobre gratidão têm mostrado resultados positivos na melhoria dos relacionamentos e da saúde mental. Não dá pra não ser grato.
Acreditar em si mesmo nos eleva
“A autoconfiança é o caminho para o sucesso”. Fácil falar né? Mas trata-se de uma verdade, quando precisamos superar contratempos, decepções e limitações na vida.
Uma das maiores armadilhas da vida é duvidar constantemente de si mesmo. E isso se agrava quando passamos por situações difíceis. A falta de confiança interior faz com que as pessoas duvidem de suas habilidades por causa do “fracasso” que estão experimentando, e não acham que podem se elevar novamente.
Como afinal, definir confiança? De onde ela vem? A confiança vem de superar as dificuldades e encarar seus medos de frente, e não depender apenas do talento, sorte ou oportunidade fácil.
Para desenvolver a confiança, temos de sair de nossa zona de conforto. Levar uma vida acomodada (diferente de levar uma vida modesta, que pra mim é desejável) acaba nos amarrando a situações corriqueiras, que não nos desafiam em nada. Por outro lado, enquanto buscamos novas metas, com afinco, ficaremos mais confiantes e claro, mais positiva será nossa atitude.
Essa mesma confiança ajudará a enxergar nossos objetivos com mais clareza, encontrar nossos pontos fortes, atingir metas e superar limitações com muito mais rapidez. Surgiu um desafio? Abrace-o como uma das oportunidades para crescer.
Sua atitude define o seu sucesso
Muito mais do que uma mentalidade ou estado de espírito, a atitude define o tom para cada ação e comportamento. Isso determinará quanto tempo você levará para se libertar de sua circunstância atual.
Está em uma situação infeliz, talvez até desesperadora? Olhe para as coisas de uma perspectiva mais positiva. Você ficará mais forte, caso consiga usá-las como uma experiência de aprendizado. Seja grato também, pois dessa maneira vai conseguir limitar os danos e as influências negativas.
Temos de encarar os fatos: você é sua maior barreira para o sucesso, e é por isso que é importante acreditar sempre em você mesmo! O poder de controlar sua situação está em suas mãos. Se tiver a atitude certa, superará as dificuldades, ao passo que se aperfeiçoa como ser humano.