“Mais segurança! Mais escolas! Mais saúde! Mais asfalto! Mais meio ambiente!”.
Era isso o que reivindicava uma grande marcha de pessoas reunida neste último domingo. Em resumo: MAIS TUDO.
Esta cena, que faz parte apenas da imaginação deste que vos escreve, traduz o desejo de muitos. Mas o que há por trás disso?
Um fato: todos tem uma tremenda vontade de viver em uma cidade com qualidade de vida, pra si e suas famílias. Uma cidade com soluções pra sua vida, e não o contrário.
Mas afinal, o que torna uma cidade melhor que a outra?
Que ações, de cada comunidade, família e indivíduo, ajudam uma cidade a tornar-se campeã em qualidade de vida?
Até que ponto a sociedade pode transformar a realidade que vive, por entender COMO VIVE hoje, e como QUER VIVER no futuro?
Que atitudes do governo contribuem pra isso?
Estou à altura de viver numa CIDADE NOVA, sendo a mesma pessoa, com os mesmos hábitos?
Quem tem que mudar primeiro afinal, EU ou a CIDADE?
Muita gente quer entender isso. E claro, não há repostas definitivas. Afinal, a cidade é um organismo vivo, assim como todos nós. Se nossas necessidades mudam constantemente, imagine as de um organismo com tantas vidas inseridas, sejam eles estudantes, trabalhadores, empresários ou qualquer outro cidadão?
Cabe a esta coluna apresentar algumas respostas, soluções e visões, baseando-se em experiências de sucesso, de cidades que melhoraram a vida de quem vive nelas. Talvez, no percurso, e com sua colaboração, encontremos uma cidade que respeite quem VIVE nela, mas não só isso. Que torne também a tarefa de quem a governa mais fácil, e a de quem investe ter mais lucro. E até mesmo que quem apenas passe por ela, fique com um gostinho de quero mais.
E pra você, como uma cidade pode melhorar sua vida?