Já sentiu isso? Que sempre seus desejos, sonhos e paixões, ficam pra trás, misteriosamente?
E, se não entendermos o porquê, vamos viver andando em círculos, culpando o patrão, o professor, o governante, as vezes até sua família. Mas afinal, a vida é sua. O que tem feito a respeito?
Será que podemos fazer o mesmo em relação à nossa cidade? Como uma cidade deve ser, pra te fazer feliz? O que tem feito a respeito?
Pare, reflita. Qual foi a última vez que ficou absolutamente feliz por estar em algum lugar especial? Há 15 minutos? 15 anos?
O que este lugar tinha, que elementos fazem dele ser tão especial, pra ficar guardado na sua memória? PENSE NISSO.
Para inspirar, vou falar de um lugar especial, ao menos pra mim.
Com construções não tão novas, linhas retas, janelas alongadas, formas simples. Com pessoas de todo mundo e nativos simpaticíssimos, prontos pra uma conversa no seu dialeto que mistura malandragem, malemolência e sabedoria. Pessoas sorridentes, bicicletas laranjas, nenhum sinal de violência. Uma lição de como o homem pode integrar e até dominar, mas sem agredir a natureza. Um ar carregado de umidade, que dá quase pra tocar. Um lugar… com talvez o melhor chope, a melhor comida de boteco, e com certeza, as melhores companhias, fazendo tudo parecer um sonho.
Este lugar é real? Sim. E é de fato maravilhoso, ao menos para mim. Carrega uma série de elementos que me fazem ser mais completo, e ao mesmo tempo conectado com os outros.
Seria um sonho transformar o lugar onde vivo neste lugar ideal. Mas é claro, impossível. Pessoas, circunstâncias, ambiente – tudo diferente. Mas com certeza alguns elementos podem ser repetidos. Morar em uma cidade SEGURA, SUSTENTÁVEL, SAUDÁVEL e VIVA, é possível. E talvez este lugar esteja mais próximo do que imaginamos. Mas só poderemos alcançá-lo caso corramos atrás dele, enxergando o que queremos DE VERDADE.
E pra VOCÊ, qual é esse lugar? Seu bairro, sua cidade, ou um lugar muito distante?