Quanto seu sucesso é determinado por sua atitude?

por | abr 1, 2019 | desenvolvimento pessoal | 0 Comentários

Quanto seu sucesso é determinado por sua atitude?

Pode ser há muito tempo, talvez você nem se lembre. Ou pode ser agora. Qual foi última vez que você se decepcionou ou teve uma grande derrota? Não estou falando de qualquer derrota. Mas uma que fez sentir-se tão pra baixo, que nada parecia fazê-lo feliz novamente?

Ao acontecer algo deste tipo, parece que o mundo inteiro está contra você, e seus esforços pouco importam. As causas? Podem ser variadas – um relacionamento ruim, ou a perda de um amigo querido, uma situação profissional péssima. Seja o que for, tente lembrar-se da sua atitude em relação a essa situação, mesmo que doa.

Situações infelizes geram imediatamente uma sensação que nosso limite foi ultrapassado, ou que estamos presos inevitavelmente ao problema. Por mais que queiramos sair – o mais rápido que pudermos – nunca é tão simples assim.

O problema se agrava quando permanecemos nessa situação terrível por semanas, meses ou até anos. Porém, é bom que saiba que certas pessoas podem sair fortes e prontas para começar de novo – ou continuar de onde pararam – rapidamente.

Mas como pertencer ao segundo grupo? A resposta é a atitude.

Dá pra definir atitude como tudo que fazemos quando queremos atingir um objetivo ou enfrentar um revés ou problema.

Conquistar uma mentalidade positiva te dá uma série de vantagens. As limitações que o impedem de superar os problemas e enfrentar as causas serão apagadas com o passar do tempo.

A transformação feita pela atitude positiva afeta não apenas seu estado mental, mas seu bem estar físico e emocional. Ela é a chave para uma transformação total duradoura.

Comece a ser honesto sobre como pensa

Parece óbvio dizer que se estiver preso em pensamentos negativos, sua perspectiva de vida irá se tornar pessimista.

Faça um teste em relação a como você percebe os problemas que estão a sua volta. Pergunte-se honestamente: tenho a tendência de me sentir uma vítima das circunstâncias, distribuindo culpas às pessoas (desde seu círculo íntimo até o governo)?

Se sua resposta for positiva, faça uma experiência: olhe para o mesmo problema, mas com outro olhar. Experimente vê-lo como uma excelente oportunidade de aprender, crescer e tornar-se um ser humano mais capaz.

Será que dá pra escolher os nossos pensamentos?

Ok, aconteceu um problema, você não pôde evitar. Geralmente é assim. Eles simplesmente vem. E automaticamente, aparecem pensamentos. Eles podem ser positivos ou negativos. Será que dá pra escolher?

A ciência prova que alguns de nossos pensamentos vêm da lógica e da razão, enquanto outros podem surgir de conceitos errôneos que você cria. Já outros podem vir de outras fontes como pessoas negativas ao seu redor, ou de qualquer mídia (social ou nem tanto). Com tantas influências, como escolher a que fará melhor a você?

O caminho aqui é simples: fique cercado de influências positivas. Elas poderão ajudá-lo a transformar os pensamentos negativos em ações positivas. Além disso ser muito mais efetivo, fará automaticamente você se sentir melhor sobre a situação. Já no longo prazo, o pensamento positivo pode diminuir seus níveis de angústia e depressão e dar-lhe melhores habilidades de enfrentamento durante dificuldades.

Gente muito séria tem estudado os efeitos do pensamento positivo e otimismo sobre nossos níveis de saúde. Ainda não está claro por que as pessoas que tem uma atitude positiva em relação a vida são mais saudáveis. Porém uma das teorias mais aceitas é que ter uma visão positiva lhe permite lidar melhor com situações estressantes, o que reduz os efeitos nocivos do estresse sobre o seu corpo.

Acredita-se também que pessoas positivas e otimistas tendem a ter um estilo de vida mais saudável – realizam mais atividades físicas, seguem uma dieta mais saudável e não fumam nem bebem álcool em excesso.

Como encarar o sofrimento?

Ser humano, traz consigo o sofrimento. Não tem jeito… É uma das condições que temos inclusive por estar vivos. Quem não sofre mais, provavelmente está morto, ou em coma. Logo, se o sofrimento é inevitável, como devemos encará-lo?

Experimentamos o sofrimento como resultado de infelicidade, medo, raiva, perda ou frustração. Dá até pra afirmar que seria difícil imaginar o sentimento de felicidade se nunca sentíssemos sofrimento! Afinal, como poderíamos compará-lo?

E aqui entra novamente o poder do seu pensamento e atitude. Ao invés de afundar-se em tristeza sobre o sofrimento que teve, encare-o como uma oportunidade para a mudança. Veja alguns exemplos simples:

  • Você foi demitido do seu trabalho? Encare como um bom momento para reavaliar seus objetivos de carreira.
  • Está em um relacionamento ruim? Aproveite para fazer uma avaliação sincera de si mesmo, corrija o que for necessário e comunique com a maior clareza possível o que espera de seu parceiro ou parceira.

Em vez de se sentir negativo e preso, use seu tempo e energia para encontrar oportunidades que o colocarão à frente, como pessoa. Com a atitude certa, tudo pode parecer possível.

Encare o sofrimento como um dos segredos para o sucesso

Ao lermos biografias de pessoas extremamente bem sucedidas, podemos ficar chocados com a quantidade de fracassos que tiveram antes de chegar aonde chegaram. Dá pra concluir portanto que é impossível pensar em novas ideias ou compreender novas experiências sem sair de sua zona de conforto. Ninguém ganha o tempo todo.

Uma das chaves para ser bem sucedido é encontrar uma maneira de acompanhar seu progresso é definir metas e celebrar conquistas. Pode ser útil realizar uma revisão semanal para avaliar onde você está e reconhecer todas as pequenas vitórias da semana. Todo feito, por menor que seja, é uma conquista. Então, não se esqueça de anotá-los e curti-los com quem realmente importa – você mesmo.

Meça seu progresso, mas não se compare com outros

Verificar e medir seu progresso também é uma ótima maneira de encontrar e superar gatilhos e obstáculos que o impedem de crescer. O que você irá perceber é que você está progredindo afinal. E mesmo que pareça sofrer, você vai enxergar que seu progresso o está levando à alegria.

Importante também é não cair na armadilha de se comparar com os outros. Lembre-se: aquele digital influencer que segue no Instagram não é feliz o tempo inteiro, nem tem uma vida apenas de prazer. Uma foto é por definição a captura de um momento. Se aquele momento é genuíno, ou foi o resultado de uma cenário muito bem montado e estudado é sempre uma ótima pergunta.

Portanto, apenas se compare com quem você era ontem. Cada passo que você dá para o progresso está fazendo de você uma versão melhor, mais aprimorada e capaz de você mesmo.

Sim, sua atitude determina claramente seu sucesso, ou no mínimo torna o caminho mais fácil para você tornar-se um ser humano mais completo. Independente do que enxerga como “sucesso”, a positividade irá lhe ajudar.

Porém ainda existem dois aspectos que merecem um atenção especial nesse sentido. Afinal, como a confiança e a gratidão nos ajuda neste processo de nos tornarmos pessoas melhores e mais bem-sucedidas?

Foto de Andre Hunter on Unsplash