Será que você trabalha em um ambiente tóxico?

por | abr 15, 2019 | desenvolvimento pessoal, sociedade | 0 Comentários

trabalho tóxico

Será que você trabalha em um ambiente tóxico?

Se você já trabalha, ou teve um trabalho alguma vez, suponho que conhece a cena: um colega, gente fina e super carismático é promovido. Algumas pessoas comentam que apesar de “gente boa”, o promovido não tem talento. Você acha no mínimo exagerado.

Na manhã seguinte, fica sabendo que o motivo principal da promoção foi uma certa ideia genial, que irá trazer um resultado espetacular à equipe. Só tem um probleminha: aquela ideia, que nem é tão genial, foi criada por você. Instantaneamente você se lembra da ocasião em que a compartilhou, entre boas risadas e um gole de café.

Acontece. Em qualquer lugar. Inclusive, muitas pessoas geniais se orgulham de ter roubado ideias, como Steve Jobs.

“Bons artistas copiam; grandes artistas roubam!”

A frase, dita no filme “Piratas do Vale do Silício” nem é dele, pra falar a verdade (irônico, não?), mas sim de outro gênio, Pablo Picasso.

A cena não poderia ser mais emblemática. Engenheiros da Xerox apresentarem duas ideias revolucionárias para a diretoria da empresa. Foram ignorados solenemente. Em seguida, Jobs conseguiu agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento deles e… bingo! Viu em primeira mão o que seriam duas das grandes invenções para os computadores: o mouse e a interface gráfica. O que ele fez? Acho que pegou o ponto.

Bem, ser roubado por Jobs até teria um certo glamour não é mesmo? Porém, seu colega está longe de ser um gênio, e ficou na cara que ele se aproveitou de algo que não era dele. E aí, o que você deveria fazer para evitar cair em uma situação como essa? Bem, esse tipo de atitude é absolutamente típica de um local de trabalho tóxico, assim como algumas outras que reúno nesse artigo.

Aprenda a identificar os sinais em seu trabalho

Tenho uma certa experiência no assunto, afinal, conheço bem o serviço público – famoso por ser um local onde os comportamentos dos colegas não são lá muito saudáveis. Eu te garanto: ninguém deve ser forçado a suportar a dor de um local de trabalho tóxico. Ao mesmo tempo, é fundamental lembrar que é simplesmente impossível mudar o comportamento dos outros, apenas o seu. Aprender a lidar com isso é a melhor estratégia. E para isso acontecer, precisamos aprender a reconhecer os sinais de um local de trabalho tóxico.

Listo abaixo apenas 3 desses sinais. Se você lembrar de outros, basta colocar nos comentários.

Sinais que você trabalha em um local tóxico

1. Você está sendo isolado

Um dos primeiros sinais que você está no meio de um local de trabalho tóxico é que está ficando sem comunicação, propositadamente. Está recebendo menos emails que o costume. Aconteceu alguma reunião e você não foi chamado? Fique ligado.

Pode ser que com frequência, certos colegas de trabalho tentem silenciá-lo ou excluí-lo de momentos importantes, tomadas de decisão ou simples conversas cotidianas. O motivo é simples: não querem que você contribua com ideias, nem mesmo que sejam vistos. A mediocridade deles faz com que ajam assim, pois querem ser notados, ao invés de você ter a chance de brilhar.

Se você não aprender a identificar os sinais, e sempre falar com quem é relevante, vai continuar isolado para sempre.

2. Quando roubam ou tomam crédito pelas suas ideias

A cena que citei nos primeiros parágrafos pode ser traumatizante para muitas pessoas. Todos que trabalham há alguns anos estão familiarizados com isso: você apresenta uma nova ideia, obtém uma resposta sem brilho e, em seguida, testemunha seus colegas de trabalho roubando a mesma ideia e recebendo o crédito.

Colegas que tomam crédito pelo seu trabalho são ameaçadores para a sua carreira. Aprender a identificar essa situação é fundamental se quer um ambiente de trabalho menos tóxico. Concentre-se em corrigir imediatamente a situação, escolha bem com quem compartilha ideias,  e aprenda a valorizar o seu próprio trabalho. Não tenha medo de expor a quem realmente vale a pena suas ideias.

3. A sua recompensa nunca chega.

Um dos maiores sinais de que você está em um local de trabalho tóxico é que não está sendo corretamente compensado pelo seu trabalho. Estou falando de grana aqui. E não daquele lindos elogios para inflar seu ego.

Seja honesto: você ganha mal hoje? Acha justo seu salário? Muitas empresas pagam salários baixos para seus funcionários, mas isso não significa que você precisa se acomodar e tolerar o que ganha, se acha injusto em relação ao esforço e resultado que traz diariamente.

E não venha com “mimimi”. Ser recompensado é mais do que culpar seus colegas de trabalho quando eles recebem salários mais altos do que você. Conversou com seu chefe, ele simplesmente ignorou seu ponto de vista, começou a tecer lindos elogios, ou deu novamente mais uma desculpa falsa? Corra atrás de outro emprego. A cultura da meritocracia está cada vez mais enraizada no mundo corporativo. Vá atrás dela. E continue fazendo por merecer.


Enfim, falamos de cultura. Se neste artigo listei sinais de um ambiente tóxico, o próximo abordará como desenvolver habilidades para mudar a cultura de seu local de trabalho. Isso é claro, se você quiser permanecer nele…