Sêneca escreveu sobre nossas respostas fisiológicas involuntárias e naturais. Ok, e o que isso tem a ver contigo? Se está conseguindo ler esse texto, imagino que esteja vivo, e consciente. Logo, você vai sempre reagir de alguma forma. Uma ação leva a uma reação. Alguns exemplos:
- Alguém derrama água fria em você. Você pula, se arrepia.
- Alguém se esconde e pula do nada para te assustar, e você solta um grito.
- Alguém dirige com grosseria, dá uma fechada, o interrompe, impede você de passar. Você fica chateado.
Essas são reações naturais e absolutamente compreensíveis a eventos externos. Segundo Sêneca, quem somos, não se revela na maneira como reagimos nesses momentos. É revelado no que acontece a seguir.
Como você reagir irá dizer muito sobre você
Outro gênio, o psicólogo Viktor Frankl gostava de dizer que é nesse espaço entre estímulo e resposta, que mostramos quem realmente somos. Aceleramos o carro e seguimos perigosamente de perto a pessoa que nos irritou? Gritamos e carregamos raiva desse momento o dia todo?
Uma das melhores definições sobre o que é emoção foi dada no livro Atenção Plena – Mindfulness:
Emoções são feixes de pensamentos, sentimentos, sensações físicas e impulsos para agir.
Mark Williams, Danny Penman
Outra especialista, Tara Swart, neurocientista e autora de A Fonte: Os Segredos do Universo, a Ciência do Cérebro, nos deu uma técnica melhor ainda. Veja um trecho da entrevista dela para o site DailyStoic.com:
Aprenda a PARAR de reagir feito tonto
“Eu usei esse exercício quando estava trabalhando como psiquiatra infantil. É uma técnica que é frequentemente usada por terapeutas de família com crianças que ficam em fúria incontrolável. Usei novamente, mais recentemente com clientes executivos.
- Feche os olhos e permita-se sentir como é quando está sobrecarregado de medo / raiva / vergonha etc.
- Lembre-se de algo que faça você se sentir assim e permita que ele preencha todo o seu corpo.
- Sinta a emoção em sua pele, peito, boca, músculos e mente.
- Depois de se sentir satisfeito, imagine manter um grande sinal vermelho de PARADA em sua mente e permitir que a sensação se dissipe completamente.
- Relaxe seus músculos e deixe que a sensação de raiva o deixe.
- Pratique isso até sentir que pode usá-lo em cenários da vida real para se manter calmo.”
Pratique como reagir corretamente na calmaria
A outra recomendação de Sêneca era a seguinte: “É exatamente em tempos de calmaria que sua alma deve se endurecer de antemão para ocasiões de maior estresse, e é enquanto a Fortuna é gentil que deve se fortalecer contra a violência dela.” Para Sêneca, Fortuna é o que chamamos de “sorte”, ou em outras palavras, as coisas que acontecem conosco, que estão fora de nosso controle.
Nada mal o exercício, não é? Está numa boa nesse momento? Pratique! Afinal, armazenamos nossa despensa antes da tempestade chegar, certo? Portanto, quando o motorista rude ou distraído nos interrompe, não reagimos brigando de boca em boca com um carro em movimento a 100 km / h.
Em resumo, devemos apenas PARAR e DEIXAR que os sentimentos de raiva nos deixem, em vez de deixá-los arruinar nossos dias. Coloque a sua percepção e REAÇẪO a seu favor.